Conheça um pouco mais sobre a vida e obra da célebre poetisa portuguesa Florbela Espanca. Neste post, vamos explorar quem era essa mulher tão enigmática que deixou uma marca indelével na literatura lusófona do século XX. Com poesias cheias de emoção e sensibilidade, é impossível não se encantar por cada palavra escrita pela autora. Vamos descobrir juntos o legado de Florbela Espanca e como sua arte ainda nos toca profundamente nos dias de hoje.
“Eu sou a soma do que leio, do que escrevo e do que sinto.” – Florbela Espanca
Ser Poeta é ser mais alto, é ser maior Do que os homens! Morder como quem beija! É ser mendigo e dar como quem seja Rei do Reino de Aquém e de Além Dor! É ter de mil desejos o esplendor E não saber sequer que se deseja! É ter cá dentro um astro que flameja, É …
“A poesia é uma forma de vida, não uma profissão.” – Florbela Espanca
Florbela Espanca. Ser Poeta é ser mais alto, é ser maior. Do que os homens! Morder como quem beija! É ser mendigo e dar como quem seja. Rei do Reino de Aquém e de Além …
“O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.” – Fernando Pessoa
Ser Poeta Florbela Espanca Ser poeta é ser mais alto, é ser maior Do que os homens!
“A poesia é a música da alma, e, sobretudo, de almas grandes e sentimentais.” – Machado de Assis
“Ser poeta é ser mais alto, é ser maior do que os homens!” – Fernando Pessoa
Comecemos com o que é ser poeta para Flor Bela (é assim que consta o nome da poetisa na Certidão de Baptismo) SER POETA. Ser poeta é ser mais alto, é …
“A poesia é a arte de materializar o pensamento.” – Cecília Meireles
Florbela Espanca. SER POETA. Ser poeta é ser mais alto, é ser maior. Do que os homens! Morder como quem beija! É ser mendigo e dar como quem seja. Rei do Reino de Aquém …
“A poesia é a linguagem dos deuses.” – Homero
É com o poema de Florbela Espanca que inauguro este espaço de poetas… para poetas. Florbela Espanca é um marco na poesia portuguesa no feminino. Expoente máximo da simbologia de Paixão e …
“Ser poeta é amar o mundo, é amar a vida, é amar a liberdade.” – Pablo Neruda
Confira a biografia de Florbela Espanca, uma das mais importantes poetas/poetisas de Portugal e da Literatura Portuguesa. Conheça sua vida, obras e poemas mais famosos.
“Não há poesia sem amor.” – Carlos Drummond de Andrade
A poetisa foi batizada como Flor Bela Lobo, e optou por se autonomear Florbela d’Alma da Conceição Espanca. A sua vida, de apenas 36 anos, foi plena, embora tumultuosa, …
“A poesia é um ato de coragem, de enfrentamento do mundo e de si mesmo.” – Adélia Prado
. É ter de mil desejos o esplendos E não saber sequer que se deseja ! É ter cá dentro um astro que flameja, É ter garras e asas de condor ! É ter fome, é ter sede de …
“A poesia é a arte de transformar o ordinário em extraordinário.” – Mario Quintana
“Ser poeta é ser um eterno apaixonado pela vida.” – Vinicius de Moraes
“A poesia é a maneira mais elevada de expressão da alma.” – Rubén Darío
“A poesia é a linguagem da alma, o idioma dos sentimentos mais profundos.” – Rumi
“Ser poeta é ter a capacidade de enxergar a beleza nas coisas mais simples.” – Cora Coralina
“A poesia é a luz que ilumina a escuridão do mundo.” – Octavio Paz
“Ser poeta é ter a coragem de expor a intimidade da alma, é desnudar-se diante do mundo.” – Clarice Lispector
“A poesia é a arte de transformar a dor em beleza.” – Paul Éluard
“Ser poeta é ser um arauto da alma humana, é dar voz aos sentimentos mais profundos e universais.” – Federico García Lorca
“A poesia é o alimento da alma, a essência da vida, a beleza que adorna o mundo.” – Khalil Gibran
Esperamos que este artigo tenha despertado em você o interesse pela vida e obra de Florbela Espanca, uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Suas palavras intensas e emocionantes continuam a inspirar gerações de leitores, e seu legado permanece como um testemunho do poder da poesia para nos conectar com o mundo ao nosso redor. Agradecemos por ter nos acompanhado nesta jornada através da vida e obra de Florbela Espanca.