Luiz Vaz de Camões é reconhecido como um dos maiores poetas de língua portuguesa. Nos seus poemas, ele retrata os mais diversos temas e sentimentos com grande profundidade e melancolia. De amor não correspondido a aventuras épicas, sua obra ressoa até hoje na cultura lusófona. A seguir, conheça as principais obras do mestre Camões em um mergulho pela riqueza da literatura portuguesa.
“Amor é um fogo que arde sem se ver.” – Luiz Vaz de Camões
Cerca de 2405 poesias de Luís de Camões. Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói, e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer; É um andar solitário entre a gente; É nunca contentar …
“Tanto amor que dá na alma, e tão pouco amor que vem ao coração.” – Luiz Vaz de Camões
Luís Vaz de Camões Portugal 1524 // 10 Jun 1580 Poeta 7 Textos 68 Poemas 102 Citações Publicidade 68 Poemas 1 // 7 >> Amor é um Fogo que Arde sem se Ver (1)
“O amor é uma fonte inesgotável de reflexão, profunda como a eternidade, alta como o céu, vasta como o universo.” – Luiz Vaz de Camões
Camões usa do pensamento lógico para expor um sentimento profundo e complexo, o amor. O tema é muito caro à poesia, explorado há séculos por diversos escritores. Um dos pontos abordados é a lealdade daquele que ama em relação ao ser amado. As cantigas medievais versavam constantemente sobre esse sentimento de servidão. O autor não deixa d…
“Amar é mudar a alma de casa.” – Luiz Vaz de Camões
"Camões captou com precisão o espírito da Renascença, tomando como base as epopeias antigas e construindo seu longo poema com soluções estéticas típicas da perfeição formal da época mas a…
“Porque eu sou do tamanho do que vejo, e não do tamanho da minha altura.” – Fernando Pessoa
Luís Vaz de Camões terá nascido em Lisboa por volta de 1524, de uma família do Norte (Chaves). Viveu algum tempo em Coimbra onde terá frequentado aulas de …
“O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.” – Fernando Pessoa
Obras de Luís Vaz de Camões. Camões escreveu centenas de poemas, entre sonetos, éclogas, canções, redondilhas, sextinas, elegias, epístolas, oitavas e odes. É autor das peças de teatro El …
“A minha pátria é a língua portuguesa.” – Fernando Pessoa
Luís de Camões. Frases, textos, pensamentos, poesias e poemas de Luís de Camões. Luís Vaz de Camões (1524-1580) foi um poeta português, considerado o maior poeta de língua portugues…
“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.” – Fernando Pessoa
Luís Vaz de Camões foi um poeta de Portugal, uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do ocidente, ele morreu em 10 de junho de 1580 em Lisboa, Portugal. Confira e …
“O poeta é um homem como os outros homens, mas tem em si uma intensidade que os outros homens não têm.” – Fernando Pessoa
Luís Vaz de Camões – 5 poemas disponíveis – Poetisarte Luís Vaz de Camões Luís Vaz de Camões foi um poeta nacional de Portugal, considerado uma das maiores figuras da …
“O poeta é um homem que fica em casa para viajar.” – Fernando Pessoa
“O poeta é um fingidor que finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.” – Fernando Pessoa
“A minha dor é perceber que, apesar de termos feito tudo, tudo, tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais.” – Belchior
“Sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior.” – Belchior
“Levantei cedo, comi, trabalhei, sorri, chorei e dormi cedo como um homem qualquer.” – Belchior
“E se eu disser que já não sinto nada, que a estrada sem você é mais segura?” – Marisa Monte
“O coração tem razões que a própria razão desconhece.” – Blaise Pascal
“A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.” – Joseph Addison
“O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição.” – Aristóteles
“Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia.” – Mahatma Gandhi
“As palavras são como moedas, uma vez gastas, não podem ser recuperadas.” – José Saramago
Esperamos que tenha gostado da nossa seleção de poemas de Luiz Vaz de Camões. Como um dos maiores poetas da literatura portuguesa, suas obras são um verdadeiro tesouro cultural. Se você quiser se aprofundar ainda mais na poesia de Camões, recomendamos explorar suas outras obras e descobrir por si mesmo o que o torna tão especial. Agradecemos por ler e esperamos que sua jornada pela poesia portuguesa continue a ser enriquecedora.