Crisipo de Solis é um dos nomes mais importantes da filosofia grega antiga. Nascido no século IV a.C., foi aluno do grande filósofo Platão e depois se tornou professor na Escola Peripatética, fundada por Aristóteles. Crisipo escreveu inúmeros tratados sobre ética, lógica e metafísica, que influenciaram pensadores ao longo dos séculos. Sua visão de mundo se baseava em uma concepção teleológica da natureza, segundo a qual todas as coisas tinham um propósito ou objetivo predeterminado. Neste post vamos explorar mais sobre sua vida e ideias revolucionárias para o pensamento ocidental!
“A vida é breve e a arte é longa.” – Hipócrates
Crisipo[ 1] ou Crísipo de Solos ( Solos, c. 280 a.C. — Atenas, ca. 208 a.C.) foi um filósofo grego . Crisipo foi um dos maiores expoentes do estoicismo e discípulo de Cleanto de Assos. Teve fama de sutil e apurado dialético.
“A esperança é o sonho do homem acordado.” – Aristóteles
Crisipo de Solos (Χρύσιππος ὁ Σολεύς, Chrysippos ho Soleus) nació c. 281/78 a. C. en Tarso o Solos (Cilicia) y murió c. 208/05 a. C., en Atenas. Fue un filósofo griego, máxima figura de la escuela estoica antigua. Se le considera a menudo el fundador de la gramática como disciplina específica en Grecia. Ya en la Antigüedad, le llamaban segundo fundador de la Stoa, y hasta decía…
“A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.” – Jean-Jacques Rousseau
Crisipo de Solos (279 aC – 206 aC) foi um filósofo grego conhecido como o segundo fundador do estoicismo e uma das figuras mais influentes do período helenístico. …
“A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.” – Léon Tolstoi
Crisipo ou Crísipo (em grego clássico: Χρύσιππος; romaniz.: Chrýsippos), na mitologia grega, era filho de Pélope e da ninfa Axíoque e meio-irmão de Atreu e Tiestes. Quando Laio de Tebas, banido por Zeto e Anfião, se refugiu com Pélope, enamorou Crisipo e raptou-o. Pélope o amaldiçoou solenemente e é essa a origem da maldição dos Labdácidas (família de Édipo). Crisipo suicidou-se d…
“A felicidade não é algo feito. Vem das suas próprias ações.” – Dalai Lama
Crisipo de Solos (279 aC – 206 aC) foi um filósofo grego conhecido como o segundo fundador do estoicismo, e como um dos personagens mais influentes do …
“A felicidade é um perfume que não se pode derramar sobre os outros sem que algumas gotas caiam sobre você.” – Ralph Waldo Emerson
Crisipo de Solis foi um filósofo grego (Solis, ca. 280 a.C. — Atenas, c. 208 a.C.) Crisipo foi um dos maiores expoentes do estoicismo e discípulo de Cleanto de …
“A felicidade não é ter o que se quer, mas querer o que se tem.” – Sêneca
Crisipo de Solis (280 a.C.-208 a.C.) Um dos maiores representantes do estoicismo, esse filósofo grego, nascido em Solis, foi discípulo de Cleante de Assos e teve um papel importante na disseminação e sistematização …
“A felicidade é a única coisa que se multiplica quando é dividida.” – Albert Schweitzer
Crisipo de Solis. Data de nascimento: 281 a.C. Data de falecimento: 208 a.C. Crísipo de Solos foi um filósofo grego. Crísipo foi um dos maiores expoentes do estoicismo e …
“A felicidade não é uma estação onde se chega, mas uma maneira de viajar.” – Margaret Lee Runbeck
MORTE DE CRISIPO DE SÓLIS NOME: Crisipo (72 anos) QUEM FOI: Filósofo grego. Crisipo foi um dos maiores expoentes do estoicismo e discípulo de Cleanto de Assos. Teve fama de sutil e apurado dialético.
“A felicidade é como uma borboleta: quanto mais você a persegue, mais ela se afasta. Mas se você voltar sua atenção para outras coisas, ela virá e pousará suavemente no seu ombro.” – Henry David Thoreau
Crisipo de Solos (279 a. C. – 206 a. C.) fue un filósofo griego conocido como el segundo fundador del estoicismo, y como uno de los personajes más influyentes en el período helenístico.
“A felicidade é uma borboleta que, quando perseguida, está sempre além do nosso alcance, mas que, se você se sentar silenciosamente, pode pousar em você.” – Nathaniel Hawthorne
“A felicidade não é uma recompensa que se alcança, mas uma atitude que se cultiva.” – Gautama Buddha
“A felicidade é uma direção, não um lugar.” – Sydney J. Harris
“A felicidade é como uma porta semiaberta; você só precisa empurrá-la um pouco mais para ver o que está do outro lado.” – Jodi Picoult
“A felicidade é uma escolha, não um resultado. Nada vai fazer você feliz até que você escolha ser feliz.” – Ralph Marston
“A felicidade é uma viagem, não um destino.” – Ben Sweetland
“A felicidade não é uma questão de intensidade, mas de equilíbrio, ordem, ritmo e harmonia.” – Thomas Merton
“A felicidade não é uma coisa pronta. Ela vem de suas próprias ações.” – Dalai Lama
“A felicidade é a consequência de uma vida dedicada a um objetivo que se considera importante.” – Victor Hugo
“A felicidade é uma borboleta que, quando perseguida, está sempre além do nosso alcance, mas que, se você se sentar silenciosamente, pode pousar em você.” – Nathaniel Hawthorne
Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre Crisipo de Solis e suas contribuições para a filosofia antiga. Se você se interessa por temas como ética, lógica e metafísica, certamente encontrará em Crisipo uma fonte valiosa de inspiração e ensinamentos. Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre filosofia e pensadores ilustres que marcaram a história da humanidade.