Conheça a beleza e profundidade dos poemas de Gil Vicente, um dos maiores poetas da literatura portuguesa. Suas obras refletem a sociedade e o cotidiano da época em que viveu, mas ainda ressoam com significado nos dias de hoje. Dos simples versos populares aos complexos diálogos teatrais, descubra neste post uma seleção especial das principais criações desse grande mestre das letras lusitanas.
“Ah, flores, ah, flores do verde pino / se sabedes novas do meu amigo?” – Gil Vicente
7 Poemas Poemas Amor o Quis assim Gil Vicente Agravos de Colopêndio Pois Amor o quis assi, que meu mal tanto me dura, não tardes triste ventura, que a dor não se doi de mi, e sem ti não … Leia mais Alma Humana, Formada de Coisa Nenhuma Gil Vicente Anjo: …
“Que grande loucura é viver na saudade / Alimentando o amor em vão.” – Gil Vicente
Gil Vicente (PT 1465) Poemas selecionados Comentários Gostos Seguidores Senhora, eu me contento Senhora, eu me contento Receber vos como estais: Se vós vos não …
“O amor é como um fogo que arde sem se ver / É ferida que dói e não se sente.” – Gil Vicente
Gil Vicente,Portugal,1465 – 7 Poemas de Gil Vicente. Citador – A Maior Base Temática de Poemas em Língua Portuguesa.
“Não é rico quem muito tem, mas quem pouco deseja.” – Gil Vicente
Poemas sobre Braços de Gil Vicente; Poemas sobre Cura de Gil Vicente; Poemas sobre Céu de Gil Vicente; Poemas sobre Doces de Gil Vicente; Poemas sobre Fortuna de Gil …
“O amor é um doce tormento / Que não mata nem deixa viver.” – Gil Vicente
Gil Vicente. Frases, textos, pensamentos, poesias e poemas de Gil Vicente. Gil Vicente (1465 – 1536) foi um poeta e dramaturgo português, considerado o pioneiro no gênero …
“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.” – Gil Vicente
Gil Vicente escreveu poemas e obras de dramaturgia (autos e farsas), das quais merecem destaque: Monólogo do Vaqueiro ou Auto da visitação Auto Pastoril Castelhano Auto dos Reis Magos O Velho da Horta Auto da …
“Quem não sabe ser grato pelo pouco, não merece ter muito.” – Gil Vicente
Texto: A+ A- PUBLICIDADE Gil Vicente é um autor de teatro nascido em Portugal, no final do século XV. Ele escreveu seus textos dramáticos entre 1502 e 1536. Portanto, sua carreira bem-sucedida …
“A língua é o instrumento mais afiado que existe.” – Gil Vicente
Poemas de Gil Vicente Alguns dos poemas de Gil Vicente criados para integrar as peças de teatro. Em geral acompanhados por música criada para o efeito. Muy graciosa es la …
“A tristeza é uma dor que não tem cura.” – Gil Vicente
Serranilha. Gil Vicente. A serra é alta, fria e nevosa; vi venir serrana gentil, graciosa. Vi venir serrana, gentil, graciosa, cheguei-me per’ela com grã cortesia. Cheguei-me per’ela …
“O amor é como uma semente / Que precisa ser regada para crescer.” – Gil Vicente
7 Poemas Principais Poemas Amor o Quis assim Gil Vicente Agravos de Colopêndio Pois Amor o quis assi, que meu mal tanto me dura, não tardes triste ventura, que a dor não se doi de mi, e sem ti não … Leia mais …
“O amor é uma fonte de alegria / Que nos faz esquecer a dor.” – Gil Vicente
“A felicidade é um estado de espírito, não uma condição material.” – Gil Vicente
“O tempo que se perde nunca mais se recupera.” – Gil Vicente
“A beleza é uma ilusão que se desvanece com o tempo.” – Gil Vicente
“A amizade é um tesouro que não tem preço.” – Gil Vicente
“O amor não escolhe a quem amar / É uma força que nos domina.” – Gil Vicente
“O amor é o fogo que aquece a alma / E ilumina a vida.” – Gil Vicente
“A vida só tem sentido se a vivermos com amor e alegria.” – Gil Vicente
“A humildade é a maior virtude que um ser humano pode ter.” – Gil Vicente
“A verdadeira riqueza não está no dinheiro, mas nas coisas simples da vida.” – Gil Vicente
Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a obra de Gil Vicente através desses poemas. O legado do poeta é inestimável para a literatura portuguesa e merece ser apreciado e estudado ainda nos dias de hoje. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre Gil Vicente ou outros poetas portugueses, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!