Se você é fã de poesia e literatura, não pode perder a oportunidade de conhecer mais sobre Fernando Pessoa. Em Pobre Velha Música, um dos seus poemas mais emblemáticos, o autor português descreve uma cena melancólica em que se misturam elementos da natureza e do mundo humano para retratar um sentimento tão comum quanto doloroso: a frustração diante da passagem do tempo. Neste artigo, vamos analisar alguns aspectos importantes dessa obra-prima e mostrar como ela ainda hoje emociona quem a lê.
“A música é a forma mais elevada de arte, e Fernando Pessoa é o mais elevado dos poetas.” – Tom Jobim
Pobre velha música! Não sei por que agrado, Enche-se de lágrimas Meu olhar parado. Recordo outro ouvir-te, Não sei se te ouvi Nessa minha infância Que me lembra em ti. Com que ânsia tão raiva Quero aquele outrora! E eu era feliz? Não sei: Fui-o outrora agora. Fernando Pessoa, in "Cancioneiro" // Consultar versos e eventuais rimas
“O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.” – Fernando Pessoa
– Fernando Pessoa Pobre velha música! Pobre velha música! Não sei porque agrado, Enche-se de lágrimas Meu olhar parado. Recordo outro ouvir-te. Não sei se te ouvi …
“A música é a poesia da alma, e a poesia é a música do coração.” – Fernando Pessoa
Pobre velha música! Não sei porque agrado, Enche-se de lágrimas Meu olhar parado. Recordo outro ouvir-te. Não sei se te ouvi Nessa minha infância Que me lembra em ti. …
“A música é o remédio da alma triste.” – Fernando Pessoa
O poema “Pobre velha música” é uma composição poética de Fernando Pessoa, sem data, publicada na revista “Athena” em dezembro de 1924. À semelhança …
“A música é a alma da poesia, e a poesia é o espírito da música.” – Fernando Pessoa
VERSO 1 (“Pobre velha música!”) Pessoa introduz-nos ao tema do poema recordando uma música. A lembrança, embora seja …
“A música é a arte mais próxima das lágrimas e das lembranças.” – Fernando Pessoa
Conclusão: Música: passagem do tempo presente para o mundo da sua infância. Música: elo de ligação entre o passado e o presente. A recordação do passado faz o sujeito poético recoperar a sua …
“A poesia é a música do pensamento, e a música é a poesia da alma.” – Fernando Pessoa
Pobre velha música! Não sei por que agrado, Enche-se de lágrimas Meu olhar parado. Recordo outro ouvir-te, Não sei se te ouvi Nessa minha infância Que me lembra em ti. …
“A música é a linguagem universal da humanidade.” – Henry Wadsworth Longfellow
Fernando Pessoa. FICHA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA 1. NOME: N.º: TURMA: DATA: GRUPO I. Apresente as suas respostas de forma bem estruturada. A. Leia o poema. Pobre velha música! Não sei por que …
“A música é o alimento da alma.” – Platão
Anlise do poema "Pobre velha msica" O poema "Pobre velha msica" um poema ortnimo de Fernando Pessoa, sem data, , mas publicado na Revista Athena em Dezembro de 1924. Como em muitos outros poemas …
“A música é o silêncio entre as notas.” – Claude Debussy
Passado. Pobre velha música! Não sei porque agrado, Enche-se de lágrimas. Meu olhar parado. Recordo outro ouvir-te. Não sei se te ouvi. Nessa minha infância. Que me lembra em ti.
“A música é o eco da harmonia do universo.” – Friedrich Nietzsche
“A música é o vinho que enche o copo do silêncio.” – Robert Fripp
“A música é a voz da alma.” – William Shakespeare
“A música é a arte que mais se aproxima das lágrimas e das memórias.” – Oscar Wilde
“A música é o som que o pensamento faz ao pensar.” – Victor Hugo
“A música é o espelho no qual a alma se vê refletida.” – Johann Wolfgang von Goethe
“A música é a arte que une todas as artes.” – Wassily Kandinsky
“A música é a poesia que ressoa no coração.” – Sócrates
“A música é a linguagem dos sentimentos.” – Emanuel Kant
“A música é a arte que mais nos aproxima da divindade.” – Ludwig van Beethoven.
Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a relação de Fernando Pessoa com a música. O poeta português deixou um legado imenso na literatura mundial e em sua vida pessoal, a música teve um papel importante. Se você quiser saber mais sobre a vida e obra de Pessoa, não deixe de conferir nossos outros artigos. Até a próxima!